O Brasil há muito deixou de ser só um exportador de commodities e importador de bens de consumo para ser um grande exportador de manufaturados e tecnologia, tornando-se, atualmente, a nona economia do mundo. Nesse contexto, a estruturação e acompanhamento jurídico das empresas sobre as complexas regras instituídas pela Receita Federal e demais órgãos intervenientes (Secex, Anvisa, Ministério da Agricultura, entre outros) se mostram de suma importância, pois inúmeras vezes tais órgãos desrespeitam suas próprias regras, causando enormes prejuízos às empresas exportadoras/importadoras que não gozam do devido respaldo jurídico.
Os prejuízos resultantes de um processo de importação ou exportação sem o devido acompanhamento jurídico podem levar a empresa à falência, uma vez que o valor das multas ultrapassam até mesmo o valor das mercadorias. Por essas razões, a equipe de Direito Aduaneiro do Góes Advogados Associados está familiarizada com todo o processo aduaneiro envolvendo matérias, tais como:
-
Impugnacões a Autos de Infração lavrados pelo Ibama, Anvisa, Praticagem, Polícia Federal, Receita Federal, e Capitania dos Portos);
-
Mandados de Segurança para liberação de mercadorias e contêineres;
-
Busca e apreensão de contêineres, Perdimento de Mercadorias e Processos Administrativos-fiscais;
-
Drawback, Ex-Tarifário e Classificação de mercadorias na NCM (planejamento tributário);
-
Consultas oficiais à Receita Federal e a outros órgãos intervenientes;
-
Consultoria em comércio exterior e obtenção de regimes aduaneiros especiais;
-
Habilitação e revisão de empresas no Radar;
-
Valoração aduaneira.